Cia de Teatro Acidental propõe discutir o valão (quase o esgoto) de opiniões que domina a atual sociedade

Crítica sobre a peça teatral "O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer" da Cia de Teatro Acidental.

Numa mesa reta, feito mesa de coletiva ou congresso, alguns atores leem rubricas e cabeçalhos da publicação do texto O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. E é essa leitura seca que aperta o gatilho para a Cia de Teatro Acidental discorrer sobre temas que povoam as obras de Nelson, mas que atormentam a sociedade até hoje (por incrível que pareça).  Racismo, aborto e pena de morte são citados pelos atores, mas é o tema da homossexualidade que gera mais controvérsias e revela a vontade do grupo: Expor a imbecilidade humana que é exposta quase todo dia nas redes sociais.
O texto é quase uma reprodução do valão de opiniões que lemos todo dia na internet (quase sempre nos coments de qualquer notícia sobre os LGBTs), e esse poço de opiniões (protegidas pelo anonimato) nos mostra o raio-x da sociedade branca, moderna, elitizada e cheia de sitos, onde todo mundo tem opinião sobre tudo, e isso é defendido como verdade absoluta, mesmo que seja repleta de inverdades, preconceito ou ignorância.
A direção de Carlos Canhameiro aposta na inteligência da plateia e não julga ou elege o que pensa ou o que devemos pensar, mas esta forma quase nula de mise-en-scéne fica no limiar do enfadonho, dependendo muito do talento do ator que tem a cena, e isso torna trechos geniais e outros bem modestos, mas a ousadia do diretor é louvável.
A Cia de Teatro Acidental é formada por atores egressos do curso de arte cênicas da Unicamp, e isso apesar de titular não os categoriza como excelentes atores, e sim como artistas contemporâneos, pensadores, analistas, loucos por uma inovação cênica, e tentam. Mas quem do elenco consegue mesmo se destacar é a jovem atriz Mariana Zink (sua cena dublando a musica Kiss Me é impagável).
O maior mérito da montagem é o contexto que ela está inserida: Um projeto de discussão chamado "Ocupação Acidental" que visañ aprofundar temas num mundo tão raso como estamos vivendo. Vale a pena pesquisar sobre esta iniciativa da Cia, vale a pena conferir e pensar sobre o espetáculo "O que Você Realmente está Fazendo é Esperar o Acidente Acontecer" e conferir que um grande acidente está acontecendo na sociedade brasileira e tem muita gente parada esperando liberar o trânsito.

                                                                                                                   Texto de Valter Vanir Coelho
                                                                                                                   Jornalista e Teatrólogo

Serviço:
Oficina Cultural Oswald de Andrade
(R. Três Rios, 363 Bom Retiro)
50 Lugares
De Quinta à Sábado, ás 20h
Gratuito

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romulo Arantes Neto se masturbando no MSN

Juliano Cazarré, o Ismael de Insensato Coração, pelado!

Marcela Temer Nua